A ação de vândalos no Cemitério São Caetano tem revoltado a comunidade de Boca do Monte, distrito de Santa Maria. O furto de cerca de 500 argolas metálicas retiradas das tampas de túmulos, levou o Subprefeito, Elio de Oliveira Martins, a registrar ocorrência na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) de Santa Maria, na tarde desta terça-feira.
_ A comunidade me procurou indignada. É um desrespeito às famílias que perderam seus entes. Tem gente simples, que se esforça para construir um túmulo, limpar e cuidar, aí os ladrões vêm aqui e levam tudo _ revolta-se o subprefeito.
Além das argolas, foram furtados letreiros e portões dos túmulos. No local, não há guardas, o que, segundo Martins pode facilitar a atuação dos bandidos.
As constantes depredações em cemitérios da Região Central estão sendo investigadas pela Polícia Civil, por meio de um trabalho conjunto entre as polícias dos municípios de Formigueiro, Restinga Seca, Silveira Martins e São Pedro do Sul.
Testemunhas já começaram a ser ouvidas para tentar identificar os praticantes dos delitos. A polícia também acredita que os furtos são cometidos pelo mesmo grupo de bandidos e que pode existir algum receptador comprando os metais por quilo. As peças são, na maioria, de cobre, bronze, alumínio e chumbo. Elas são derretidas e, geralmente, vendidas para sucatas.
"